Total de visualizações de página

quinta-feira, 1 de abril de 2010

O Blog da Simple Butterfly Deseja uma ótima Semana Santa para todos e uma ótima Páscoa


Beijinhos para as meninas e para os meninos.
Cuidado mamães com os excesso de chocolate e as comidas com muito azeite



Como todo o ser humano passarei esses dias de folga do colégio, para ir a ilha, não deixem de visitar nosso blog, actualizarei quando puder, e em seguida colocarei diversas receitas de dar água na boca,
miiil beijinhos para todos, Fiquem com Deus!!
.'Lyzandra Ribeiro'.

Pirulito de Chocolate



    Ingredientes:
  • Vários tipos de biscoito sem recheio e de vários formatos
  • 1 Lata de brigadeiro
  • 1 Lata de beijinho
  • 300g de cobertura de chocolate meio amargo
  • 300g de cobertura de chocolate branco
  • Palitos de picolé
  • Confeitos de chocolate para brigadeiro
  • Confeitos coloridos

Modo de Preparo:


  • Derreta os chocolates em banho Maria e reserve sobre a água morna.
  • Coloque entre dois biscoitos iguais, um pouco de brigadeiro ou de beijinho
  • Coloque também entre os biscoitos o palito de picolé e pressione um biscoito contra o outro, para espalhar o recheio e prender o palito.
  • Agora mergulhe esse pirulito de biscoitos recheados ao seu gosto, no chocolate escuro ou branco, cubra com os confeitos a sua escolha ou decore-os com o chocolate da cor contrária.

Pirulito Caseiro




Pouca gente vê falar ou comentar sobre esse tipo de receita mas para quem tem interesse aí vai.

Ingredientes

• 1 kg de açúcar (cristal ou refinado)• Suco de um limão pequeno
• 1 copo (de 200 ml) de água
• 100 ml de mel

Material

• Papel manteiga
• 60 palitos para pirulito (encontrados em lojas de festas)
• 1 caixinha de papelão

Numa chaleira, colocar a água, o suco de limão, o mel e, aos poucos, o açúcar. Levar ao fogo brando e mexer por cinco minutos. Deixar por mais 20 minutos, até obter uma calda amarela, mais consistente.

Deixar a calda descansar por cinco a dez minutos na chaleira. Cortar o papel manteiga em pedaços de 6 cm x 9 cm e enrolá-los em forma de cone, fechando no fundo para não vazar. No fundo de uma caixinha de papelão (pode ser usada uma caixa de sapatos), abrir pequenos buracos (com 2 cm de diâmetro) para encaixar os cones. Depois de preenchê-los com a calda, deixá-los esfriar por dez minutos, antes de colocar os palitos. Deixar descansar em temperatura ambiente e servir (de preferência) no dia seguinte. Rende de 50 a 55 pirulitos.

Bombom de Castanha de Caju


Bombom de castanha de caju
Ingredientes:

1 xícara de castanha de caju
1 lata de leite condensado
1/2 xícara de passas sem sementes
1 colher de sopa de manteiga
300g de chocolate de cobertura ao leite

Modo de Preparo:
Bata no liquidificador as castanhas e as passas até obter uma pasta. Junte ao leite condensado e à manteiga e leve ao fogo brando. Mexa até desprender do fundo da panela (aproximadamente 10 minutos). Despeje a massa num prato untado e deixe esfriar. Faça bolinhas e passe pelo chocolate temperado. Deixe secar



Bombom de morango


Ingredientes:

500g de cobertura de chocolate ao leite (temperado)
3 colheres (sopa) de geléia de morango
150 g de fondant

Modo de Preparo:
Tempere o chocolate. Introduza-o nas forminhas, puxe para as borda, deixe secar, recheie com fondant misturado com geléia e cubra com o chocolate.


Bombons recheados com creme de avelã


Ingredientes:

bombons
500 g de chocolate ao leite
1 fôrma 1 para bombons
creme
1 caixinha de leite condensado
1 colher (sopa) de manteiga
4 colheres (sopa) de chocolate em pó
1 xícara (chá) de avelãs

Modo de Preparo:
Creme: em uma panela, coloque o leite condensado, a manteiga e o chocolate. Leve ao fogo e cozinhe, mexendo sempre. Assim que o creme começar a engrossar, retire, acrescente as avelãs moídas e deixe esfriar. Bombons: Raspe a barra de chocolate com uma faca e coloque as raspas em um recipiente de vidro alto. À parte, coloque água em uma panela e leve ao fogo até aparecerem bolhinhas de fervura no fundo e um leve vapor. Retire a panela do fogo e, dentro dela, coloque o recipiente de vidro por 15 minutos, sem mexer. Com o auxílio de uma colher de plástico, misture o chocolate até que derreta por completo, obtendo assim uma massa homogênea. Despeje-o em outro recipiente de vidro, ou em uma pedra de mármore seca e, com uma espátula de plástico, misture bem até o chocolate esfriar. Volte ao mesmo recipiente. Na fôrma de bombons, coloque uma camada fina de chocolate com a ajuda de um pincel ou uma colher. Limpe as bordas da fôrma e coloque-a, virada para baixo, em uma bandeja ou tábua forrada com papel-manteiga ou alumínio. Leve à geladeira por 10 minutos. Recheie os bombons com 1 colher (chá) de creme já frio e, em seguida, complete com o restante do chocolate, retirando o excesso com uma espátula. Leve à geladeira por 20 minutos. Desenforme os bombons e mantenha-os em temperatura ambiente. Embrulhe-os somente após 6 horas.

Bombom Prestígio caseiro


INGREDIENTES

  • Pão de forma sem casca
  • Leite condensado
  • Coco ralado
  • Chocolate ao leite ou meio-amargo (A quantidade de chocolate varia dependendo da quantidade de pão. Para 5 fatias eu usei 300g de chocolate)

PASSO A PASSO

  1. O pão de forma: O primeiro passo é cortar as fatias de pão em tiras de cerca de 2cm. Tente encontrar um pão de forma bem consistente. O meu era muito quebradiço e ficava se desfazendo quando eu o passava no leite condensado.
  2. Coloque o leite condensado em uma vasilha e molhe as fatias de pão nele. Deixe o pão absorver bastante leite condensado.
  3. Coloque o coco ralado em outra vasilha. Tire o pão do leite condensado e passe no coco. Não use aquele coco ralado fino (que parece uma farinha), pois não vai ficar muito bom.
  4. Agora vem a parte mais complicadinha. Essas fatias de pão devem ir ao forno pré-aquecido. Pegue uma forma e passe bastante manteiga nela. Se puder, coloque uma folha de papel manteiga por baixo também. O pão tem uma tendência de grudar bastante na forma – o que eu fiz grudou MUITO, pois eu não sabia disso. Whatever!
  5. Quase pronto Quase pronto…

  6. Deixe uns 15 minutos no forno, numa temperatura média. Depois vire os bichinhos do outro lado, isso vai evitar que grudem na forma. Cuidado ao virar pois eles vão estar bem moles. Deixe mais uns 15 minutos, tire do forno, espere esfriar e retire-os da forma.
  7. Depois de frios, pegue o chocolate, corte em pedaços pequenos e derreta no microondas ou em banho maria.
  8. Hum.. chocolate..

  9. Agora pegue os pedaços de pão e passe-os no chocolate. Vá colocando-os em um prato ou forma e quanto estiverem todos prontos, leve ao freezer para gelar.

Ovo de Páscoa Decorado com Fios Brancos de Chocolate

Ingredientes:

Para o ovo:

- 500g de chocolate ao leite picado
- 100g de chocolate branco picado
- bombons para rechear o ovo (a escolher)

Materiais necessários:

- 2 moldes para ovos de 1kg
- Papel manteiga
- 1 folha de papel celofane
- Fita para laço

Modo de Preparo:

Derreta o chocolate ao leite e esfrie (ver em S.O.S Chocolate). Distribua o chocolate nas formas, gire-as para que o chocolate cubra todo o molde ou pincele com pincel culinário; ou ainda com ajuda de uma colher, distribua o chocolate por toda a forma. Leve à geladeira por alguns minutos ( 2 minutos aproximadamente). Repita o procedimento por mais 2 vezes.
A partir da segunda camada, raspe o molde com uma espátula para eliminar o excesso de chocolate e formar uma borda mais grossa. Vire os moldes, deixando-os sobre a grade da geladeira até ficarem opacos; indicando que o ovo pode ser desenformado (aproximadamente 10 minutos).
Derreta e tempere o chocolate branco. Corte o papel manteiga em triângulos e forme cones; unindo as pontas. Distribua o chocolate branco temperado nos cones; feche as pontas e corte o bico.
Em movimentos de ziguezague, vá distribuindo o chocolate branco por cima das metades do ovo e deixe secar.
Recheie uma das metades do ovo com os bombons. Aqueça levemente uma assadeira ou chapa de alumínio, coloque rapidamente a outra metade sobre a chapa; feche o ovo e espere secar.
Embrulhe com papel celofane transparente e finalize com um laço.

Ovo da Páscoa com Trufas



  • Ingredientes:
    Trufa
    250 ml de creme de leite fresco
    200 g de chocolate meio amargo
    500 g de chocolate ao leite
    4 colheres (sopa) de conhaque

    Ovo
    350 g de chocolate ao leite em lascas
    Forma de acetato para um ovo de 350 g
    1 espátula

    Modo de preparo:

    Trufa


    Pique os 2 tipos de chocolate e acrescente o creme de leite quente. Misture-os até ficar um creme homogêneo e junte o conhaque. Espere esfriar e leve à geladeira por 12 horas.


    Ovo


    Derreta o chocolate em banho-maria ou no forno de microondas. Deixe esfriar até atingir a temperatura dos lábios. Espalhe uma camada fina sobre a forma, leve-a à geladeira e espere secar. Com uma colher, passe o recheio da trufa sobre o ovo já seco, formando uma camada de aproximadamente 1 cm, e leve à geladeira até endurecer. Cubra a camada de trufa com uma camada de chocolate derretido, já temperado e leve à geladeira até endurecer. Depois de pronto, o ovo trufado fica com a casca endurecida por fora e cremosa por dentro. Desenforme depois que o chocolate desprender da forma. Junte as duas metades do ovo passando uma fina camada de chocolate sobre a borda de uma delas. Espere secar.

Ovo de Páscoa

Ingrediente: 500 g. de chocolate ao leite

Com uma faca pontuda ou uma colher, quebre a barra de chocolate em lascas. Não se preocupe se os tamanhos dos pedaços ficarem diferentes.

Para derreter o chocolate, leve-o ao microondas por 3 minutos na potência alta. Dê uma pausa a cada minuto e mexa bastante. Isso garante que o chocolate derreta por igual e não fique empelotado.

Depois de derretido, despeje o chocolate no mármore e, com a espátula, faça movimentos de vai-e-vem para esfriar.

Quando o chocolate estiver frio, volte com ele para o pirex. Ele está na temperatura certa para começar a ser trabalhado.

Com o auxílio da colher, vá despejando o chocolate no molde. Use a parte de trás da colher para espalhar o chocolate uniformemente.

Escorra o excesso de chocolate do molde. Limpe as bordas com a espátula e leve à geladeira. Depois de 1 minuto, tire da geladeira e passe outra camada de chocolate. Repita a operação até que o ovo esteja na espessura desejada. O ideal é repetir o processo mais três vezes, seno que na última, o ovo deve permanecer por três minutos na geladeira, com o molde apoiado emborcado sobre uma assadeira forrada de papel manteiga.

Passados os 3 minutos, tire os moldes da geladeira. Você sabe que o chocolate está seco quando a fôrma ficar com o fundo transparente.

Antes de desenformar, limpe com uma faca o chocolate que estiver escorrido na borda do molde.

Faça uma leve pressão no fundo do molde. O chocolate solta sozinho: não unte a fôrma, nem molhe, como se estivesse desenformando gelo.

Por fim, com cuidado, retire as sobras para deixar a borda lisinha. No calor, segure o ovo com um pano limpo e úmido e que não solte pêlos. Isso evita que o ovo fique marcado com impressões digitais.


Carré de Cordeiro

Ingredientes:

1 carré de cordeiro com 4 costeletas
1 colher (sopa) de alecrim fresco picado
1 dente de alho picado
1 colher (sopa) de azeite de oliva
sal a gosto
pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de Preparo:

Retire a carne da geladeira 1 hora antes do preparo para que chegue à temperatura ambiente. Ligue o forno ao máximo. Pique bem as folhas do alecrim e o alho e misture com o azeite. Deixe pegar gosto por 15-30 minutos. Coloque a carne em uma assadeira (sempre compatível com a quantidade de carne) untada. Disponha o carré com a curvatura dos ossos para baixo encostando na assadeira. O tempo de forno deve ser de 12 a 15 minutos dependendo do forno. Teste o ponto de cozimento, pressionando a carne com as costas do garfo. Quanto mais elástica, mais crua.
Fonte:Revista Água na Boca

Receita de uma Feliz Páscoa

Ingredientes:

Perdão
Alegria
Paciência

Perseverança
Vontade de Ser Feliz
Paz

Modo de fazer:

Misture no recipiente bem lavado da sua alma, chocolate, mais perdão e alegria.
Deixe calmamente em banho-maria até que todas as mágoas e rancores sejam depurados.
Espere esfriar um pouco, salpicando perseverança e paciência e despeje nos dois lados do coração.
Prepare o seu bombom predileto com recheios de paz e vontade de ser feliz.
Desenforme as duas partes moldadas no coração, coloque dentro os bombons, embrulhe com um papel transparente de amizade verdejante e luzente de esperança.
Amarre com fitas prateadas de carinho e mande muitos, muitos, prá quem não te entende também...
É tempo de redenção.

Spaghetti ao Perfume do Mar


Ingredientes:

25g de azeite;
25g de alho;
25g de alho poró;
25g de tomate;
25g de camarão;
25g de salmão;
25g de kani;
25g de salsinha;
25g de cebolinha;
1 pitada de pimenta calabresa.

Molho:

Rosé (metade tomate e metade bechamel).

Preparação dos molhos:

Molho tomate:

Refogue aipo, cenoura e cebola picados fininhos em azeite (100g de cada verdura e 50 ml azeite). Quando estiver bem refogado, acrescente 1kg de tomates pelados amassados na mão e deixe ferver por aproximadamente 15 minutos em fogo médio. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto.

Molho bechamel:

Refogue 100g de manteiga com 100g de farinha de trigo, acrescente 1,5l de leite frio e deixe ferver mexendo em continuação para não formar bolotas. Tempere com sal, pimenta do reino e noz moscada a gosto.

Modo de preparo da receita:

Coloque 25ml de azeite na frigideira, em fogo médio e, em seguida, coloque os ingredientes na seguinte ordem:

Alho, alho poró, cebolinha, pimenta calabresa, camarão, salmão, kani, tomate e salsinha. Depois, acrescente o molho e refogue rapidamente durante 3 minutos. Para finalizar acrescente a massa escorrida e sirva.

Observação:
O ideal para a receita é acrescentar uma concha de cada molho, aproximadamente 25g de cada ingrediente, e apenas uma pitada de pimenta calabresa.
Autor: Restaurante Spoleto

Bolo de Páscoa

Ingredientes
Massa 4 ovos
1 xícara (chá) de açúcar
1 xícara e meia (chá) de leite quente
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de Chocolate em Pó DOIS FRADES
1 colher (sopa) de fermento em pó
manteiga para untar
farinha de trigo para polvilhar

Recheio e cobertura

1 lata de Creme de Leite
1 tablete de Classic Meio Amargo
10 unidades de mini ovinhos de chocolate , para decorar

Modo de Preparo

Massa: Bata as claras em neve, junte as gemas e o açúcar aos poucos, sempre batendo. Adicione o leite quente e bata mais um pouco. Quando a massa estiver bem fofa peneire por cima a farinha, o Chocolate em Pó e o fermento, misturando levemente, sem bater. Despeje em fôrma redonda (24cm de diâmetro) untada e enfarinhada e asse em forno médio (180°C), preaquecido, por cerca de 30 minutos. Corte o bolo ainda morno ao meio e reserve.
Recheio e cobertura: Aqueça em banho-maria o Creme de Leite. Junte o Chocolate e mexa até que fique completamente dissolvido. Reserve.

Montagem: Coloque metade do bolo em um prato e espalhe uma camada de recheio. Cubra com a outra metade do bolo e cuidadosamente, espalhe o creme de chocolate restante e decore com os mini ovinhos de Chocolate.
Fonte:Nestlé

Almoço da Páscoa


Mousse de Tomate Seco (entrada)
Ingredientes: 2 xícaras de chá de creme de leite em lata, ½ xícara de chá de maionese, 4 dentes de alho, 150 grs. de requeijão de caixinha, 200 grs. de tomate seco, 12 grs. de gelatina sem sabor, ¼ de xícara de chá de água, 3 claras em neve, sal, pimenta e orégano a gosto.
Modo de Preparo: Bata os 5 primeiros ingredientes, até formar um creme, acrescente os temperos, a gelatina já hidratada com a água e em banho Maria e as claras em neve. Misture delicadamente. Despeje em forma untada, e leve para gelar por 12 horas. Sirva com torradas.

Salada
Ingredientes: 1 pé de alface, 1 maço de agrião, 1 maço de rucula, 20 tomates cereja, 2 cebolas cortadas em rodelas finas, ½ xícara de chá de azeitona preta picadas, sal, vinagre balsâmico, azeite e pimenta-do-reino a gosto.
Modo de Preparo: Lave bem todas as verduras e deixe escorrer. Distribua os ingredientes decorativamente em uma saladeira. Misture o sal, o vinagre balsâmico, o azeite e a pimenta-do-reino separadamente e coloque sobre a salada na hora de servir.

Fritada de Bacalhau
Ingredientes: ½ kg de bacalhau desfiado, 1 litro de leite, ½ xícara de chá de azeite, 2 cebolas fatiadas, 3 tomates fatiados, 2 pimentões 1 verde e 1 vermelho fatiado, 100 grs. azeitonas pretas, 2 dentes de alho picados, sal ( vai depender do sal do bacalhau], cheiro verde a gosto, 200 grs. de batata palito cozida.
Modo de Preparo: Afervente o bacalhau com água , repetindo por 3 vezes, após deixe de molho no leite por 12 horas, escorra o leite e desfie. Leve ao fogo o azeite, frite os alhos, as cebolas , os pimentões, os tomates, a batata, as azeitonas e o bacalhau desfiado. Tempere e regue mais azeite. Sirva com arroz branco.

Pavê de Limão

Ingredientes:
2 latas de creme de leite, 2 latas de leite condensado, suco de 5 limão, 2 caixas de biscoito inglês, 1 litro de chantilly.
Modo de Preparo: Misture o creme de leite, o leite condensado, o suco de limão, até adquirir consistência de creme. Monte em um refratário, creme, biscoito, chantilly, alternando as camadas desta forma. Leve para gelar por 12 horas.
Pão de Mel Especial para Páscoa
Ingredientes: 2 xícaras (chá) de farinha de trigo, 1/2 xícara (chá) de chocolate em pó, 1/2 xícara (chá) de açúcar mascavo, 1 xícara (chá) de leite, 1/2 xícara (chá) de mel, 2 colheres (sopa) de manteiga derretida, 1 ovo, 2 colheres (chá) de bicarbonato de sódio, 1 colher (chá) de cravo em pó, 1 colher (chá) de canela em pó, chocolate meio amargo para dar o banho.

Modo de Preparo:
Preaqueça o forno em temperatura média. Em uma tigela junte o açúcar mascavo, o chocolate em pó, o mel, a manteiga derretida e o ovo, misture bem. Acrescente a farinha de trigo aos poucos, mexendo sempre, e por último o bicarbonato, o cravo e a canela. Leve ao forno em uma assadeira untada por 20 minutos ou até terminar o cozimento. Retire do forno e deixe esfriar. Corte o chocolate e divida em 3 partes, corte mais fino uma das três.
• Leve ao fogo uma panela com água e antes de levantar fervura desligue. Em outro recipiente seco, coloque 2 partes do chocolate picado e leve ao calor do banho-maria. Mexa até derreter completamente, cuidado para não espirrar água. Retire e junte o chocolate cortado fino e continue mexendo até a ficar homogêneo. A temperatura do chocolate deve ser fria, cerca de 28ºC. Corte os pães de mel redondinhos ou quadradinhos, mergulhe no chocolate já frio e com auxílio de um garfo deixe escorrer um pouco e coloque sobre o papel manteiga por 4 horas para secar. Coloque em saquinhos de papel celofane e amarre com fitas, sisal ou use sua criatividade.

Falando um pouco sobre Páscoa


Ovo de Páscoa Recheado com Marshmallow

Material:
500 gramas de chocolate ao leite, fôrma de acetato de 1kg, folha de papel chumbo, papel celofane, fitas, chocolate branco hidrogenado para decorar (opcional).
Ingredientes para o Marshmallow: 1 xícara (chá) de açúcar, 1 xícara (chá) de Karo, 1/2 xícara (chá) de água, 3 claras em neve.
Modo de Preparo: Em uma panela, coloque o açúcar, o karo e a água, leve ao fogo até obter o ponto de fio grosso. Aos poucos, acrescente essa calda nas claras em neve, batendo sempre até formar um "suspiro" firme. Leve a geladeira por no mínimo 1 hora.
Como temperar o chocolate: Corte o chocolate e divida em 3 partes, corte mais fino uma das três. Leve ao fogo uma panela com água e antes de devantar fervura desligue. Em outro recipiente seco, coloque 2 partes do chocolate picado e leve ao calor do banho-maria. Mexa até derreter completamente, cuidado para não espirrar água. Retire e junte o chocolate cortado fino e continue mexendo até ficar homogêneo. A temperatura do chocolate deve ser fria, cerca de 28ºC.

Modo de Preparo:
Coloque um pouco de chocolate na fôrma de acetato, espalhe girando a fôrma. Vire a fôrma sobre o recipiente do chocolate e deixe escorrer o excesso. Vire a fôrma sobre o papel manteiga, coloque sobre uma assadeira virada para baixo e leve a geladeira até secar o chocolate. Tire da o ovo da geladeira, espalhe o marshmallow. Coloque um pouco do chocolate e espalhe com o auxílio de uma colher delicadamente.Vire novamante a fôrma sobre o papel manteiga, coloque sobre uma assadeira virada para baixo e leve a geladeira até secar o chocolate. O ovo estará pronto quando a parte de cima fica esbranquiçada. Desenforme o ovo sobre o uma folha de papel manteiga. Derreta o chocolate branco e coloque em um saquinho de celofane, corte a pontinha e decore. Deixe secar por 12 horas. Depois de pronto ficará lindo. Repita todo o procedimento acima em duas fôrmas de acetato. Coloque bombons ou trufas dentro. Junte as 2 partes dos ovos e com as mãos arrume o papel celofane ao redor do ovo, amarre com fitas. Use sua criatividade na decoração.

Abará

500 g de feijão fradinho
6 folhas médias de bananeira cortadas em pedaços de 10 x 20 cm
2 cebolas grandes cortadas em pedaços
250 g de camarão seco defumado, sem casca
1 colher de chá de gengibre ralado
1/4 de xícara de azeite de dendê
Para o molho:
1 xícara de camarão seco defumado, sem cabeça e sem rabo
1 cebola grande picada
3 colheres de sopa de azeite de dendê

Passe o feijão-fradinho pelo processador ou pelo liquidificador até ficar bem quebrado
Coloque de molho na água de um dia para o outro
Retire as cascas que subirem à superfície
Passe em água corrente e escorra
Reserve
Cozinhe a folha de bananeira no vapor por 4 minutos ou até começar a murchar
Bata o feijão, a cebola, o camarão e o gengibre no processador, até ficar uma massa homogênea
Junte o azeite-de-dendê e misture bem
Enxugue bem as folhas e em cada uma coloque uma colher da mistura preparada
Numa das pontas, sobreponha um lado da folha sobre o outro
Dobre as laterais para o centro, como uma flecha
Dobre para baixo
Repita a operação com a outra extremidade
Cozinha os abarás no vapor por 30 minutos ou até aumentar de tamanho
Recheio:
Passe o camarão no processador
Frite a cebola no azeite-de-dendê até murchar
Junte o camarão e refogue por 10 minutos, em fogo baixo
Se secar, junte um pouco de água
Sirva o abará quente ou frio na própria folha de bananeira
Cada pessoa corta o abará ao meio e coloca um pouco do recheio

Acarajé


Acarajé é uma comida tipicamente nordestina; mais precisamente baiana. É muito comum turistas comprarem acarajé quando vão a Bahia, até porque desperta uma certa curiosidade de quem não é do estado para “ver” o gosto do acarajé.

Receita de Acarajé da Bahia
ingredientes
2 kg de feijão fradinho;3 dentes de alho,3 cebolas medias e sal a gosto;Azeite de dendê para fritarSal a gosto.
preparo
Coloque o feijão fradinho de molho em água fria por 4 horas.
Quando o feijão começar a inchar, lave-o com água fria até soltar toda a casca.
Moer o feijão sem casca (em moinho especial ou processadorou liquidificador) até formar uma massa branca espessa e acrescente o alho previamente moído, a cebola ralada e sal a gosto.
Aquecer frigideira ou tacho com quantidade suficiente de azeite de dendê para cobrir os bolinhos de acarajé enquanto são fritos.
Os bolinhos devem ser feitos com uma colher (quantidade de massa que é retirada com uma colher do recipiente)
Frite em azeite bem quente virando-os uma única vez. Os bolinhos devem ficar com uma tonalidade avermelhada por fora e claro por dentro.
Sirva com pimenta, vatapá, caruru, camarão seco e salada de tomate verde, cebola e coentro

Bacardi Coctail


1 colher de sobremesa de grenadine
1 colher de sobremesade Burrough's beefeater
2/3 de rum Bacardi
suco de meio limão

Balas de Chocolate


6 colheres de (sopa) de chocolate em pó peneirado
3 colheres de (sopa) de mel
1 colher de (sopa) de manteiga
½ quilo de açúcar
1 e ½ xícaras de (chá) de leite
Suco de 1 limão


Misture tudo e leve ao fogo, mexendo até tomar o ponto de bala. Despeje em uma mesa de mármore untada com manteiga. Deixe esfriar, corte as balas e embrulhe-as.

Balas de Goma


1 vidro de 200 gramas de leite de coco
1 pacote de gelatina vermelha sem sabor
1 quilo de batata doce cozida
1 quilo de açúcar


Amasse as batatas (use espremedor) junte os demais ingredientes e leve ao fogo até aparecer o fundo da panela. Retire. Coloque no mármore untado com manteiga. Corte em quadrados de 2cm e polvilhe com açúcar cristal. Deixe esfriar e coloque em potes.

Balas de Leite



litro de leite
500 gramas de açúcar


Levar ao fogo brando. Assim que estiver engrossando, é necessário ir mexendo até que se veja o fundo da panela. Retirar, então do fogo e bater até começar a açúcarar. Despejar em cima de uma pedra mármore e logo que entre a esfriar, cortar em pequenos quadradinhos.

Bauru de Forno




Massa:
200 ml de leite de coco
3 ovos
2 xícaras de (chá) de leite (500 ml)
1 xícara de (chá) de óleo (250 ml)
1 e ½ xícaras de (chá) de farinha de trigo
3 colheres de (sopa) de amido de milho
1 colher de (sopa) de fermento em pó
Sal a gosto
Recheio:
1 cebola média
10 azeitonas verdes
1 xícara de (chá) de molho de tomate
250 gramas de presunto picado
300 gramas de mussarela picada
1 colher de (sopa) de orégano
Sal a gosto
Montagem do bauru:
Margarina e farinha de trigo para untar
Queijo parmesão ralado a gosto
Orégano a gosto
Massa:
Bata no liquidificador 200 ml de leite de coco, 3 ovos, 2 xícaras de (chá) de leite, 1 xícara de (chá) de óleo, 1 ½ xícara de (chá) de farinha de trigo, 3 colheres de (sopa) de amido de milho, 1 colher de (sopa) de fermento em pó e sal a gosto. Reserve.Recheio:Pique 1 cebola média e 10 azeitonas verdes. Acrescente 1 xícara de (chá) de molho de tomate, 1 colher de (sopa) de orégano e sal a gosto. Reserve.Montagem do bauru:Unte uma forma (28 cm x 19 cm x 5 cm) com margarina e polvilhe a farinha de trigo. Reserve. Coloque a metade da massa na forma, acrescente 250 gramas de presunto e 300 gramas de mussarela picados e o recheio reservado. Cubra com o restante da massa. Salpique queijo parmesão ralado e orégano a gosto. Coloque na forma e leve ao forno (em temperatura média) para assar por 45 minutos.

Barras de Cereal Light


Ingredientes
4 colheres de sopa de açúcar
1/2 xícara de mel
1 xícara de flocos crocantes
1/2 xícara de aveia em flocos
1/2 xícara de uva passa sem sementes
1 colher de sopa de margarina light

Modo de Preparo
Leve ao fogo uma panela com o açúcar, mel, flocos crocantes, aveia em flocos e uva passa
Cozinhe, sem parar de mexer, por 10 minutos, ou até obter uma massa homogênea
Retire do fogo, despeje a massa sobre uma superfície lisa, untada com 1 colher de sopa de margarina light, formando um retângulo grande 1 cm de espessura
Com uma faca, corte a massa ainda quente em 12 barras de 4 cm x 7 cm
Guarde em um recipiente hermético
Rende 12 unidades de 30 g

Bife a Milanesa

Ingredientes
1 kg de bife de lombo
30 g de sal
Alho o bastante para misturar o sal
2 pimentas malaguetas com o caldo
Suco de 1/2 limão rosa (sem o favo)

1 cebola média ralada
Para empanar:
1 prato de farinha de trigo
1 prato de omelete com 1/2 colher de sopa de sal
1 prato de farinha de rosca

Modo de Preparo
Bata o tempero no liquidificador e passe nos bifes, reserve por 30 minutos
Após esse tempo passe os bifes primeiramente na farinha de trigo, depois no omelete e por fim na farinha de rosca
Frite na gordura quente, não frite em óleo pois ele fica ressecado
Sirva com arroz branco e salada de tomates com alface

Biscoito de amido de milho




7 (sopa) de amido de milho
10 (sopa) de farinha de trigo
4 (sopa) de açúcar
2 tabletes de margarina (200 gramas)


Amassar todos os ingredientes com a mão. Fazer bolinhas como se fosse fazer pão de queijo. Passar os dentes de um garfo em cima, amassando de leve para decorar. Colocar numa forma e levar para assar. Forno 200°c.

Bloodhound Drink

1/3 de gin
1 medida de vermouth
1 medida de vermouth doce
2 ou 3 morangos
Coloque tudo na coqueteleira, mexa bem e sirva.

Bolinhas de Ceral crocante




Ingredientes:
1 xícara (chá) de cereal matinal
1 colher (sobremesa) de mel
1 colher (chá) de suco de laranja-pêra
2 barrinhas de chocolate diet raladas
1 clara
1/2 xícara de água
Forminhas de papel frisado (a gosto).

Modo de preparo:
Bata no liqüidificador ½ xícara do cereal até virar farinha. Junte o restante do cereal, adicione o mel e o suco de laranja. Amasse até dar o ponto, depois faça bolinhas e reserve. Junte a clara e a água no liqüidificador e bata rapidamente. Coloque em um prato, envolva cada bolinha na clara com água, passe no chocolate ralado e distribua em forminhas de papel frisado.

Bolinho de Bacalhau

Ingredientes:
500 gramas de bacalhau
3 ovos
3 batatas médias cozidas
meia cebola (picada)
meio cálice de vinho do porto
tempero de salsa e cebolinha (picadas)
pimenta do reino sal a gosto
Preparo:
Deixe o bacalhau de molho, conservando-o em geladeira por 48 horas. Troque a água de vez em quando para tirar o sal. Depois cozinhe o peixe em fogo brando por 10 minutos. O bacalhau deve ser desfiado com as mãos, ficando parecido com um purê. Amasse bem a batata e misturando-a ao peixe. Adicione a cebola, o tempero verde, um pouco de pimenta e os ovos, misturando. Despeje o vinho do porto e prove, conferindo o sal. Molde os bolinhos com duas colheres. O tradicional português não é redondo nem oval. Frite os bolinhos em óleo bem quente. A porção dá prá 4 pessoas.

Bolinho de Carne da vovó




Ingredientes
1/2 kg de carne moída
1 ovo
1 fatia grossa de pão molhado no leite
Cebola
Cebolinha
Cheiro verde bem picado
1 colher de trigo
Sal a gosto

Modo de Preparo
Misture tudo e faça bolinhas
Passe levemente no trigo e frite em óleo bem quente

Bolinhos de Chuva

Ingredientes
2 ovos
2 colheres de açúcar
1 xícara de chá de leite
Trigo para dar ponto
1 colher de sopa de fermento
Açúcar e canela

Modo de Preparo
Misture todos os ingredientes até ficar uma massa não muito mole, nem tão dura
Deixe aquecer uma panela com bastante óleo para que os bolinhos possam boiar
Quando estiver bem quente comece a colocar colheradas da massa e abaixe o fogo para que o bolinho não fique crú por dentro
Coloque os bolinhos sobre papel absorvente e depois se preferir passe-os no açúcar com canela

Bolinho de Arroz

Ingredientes
3 xícaras (chá) de arroz cozido, de preferência aquele que sobrou
1 gema grande
Queijo parmesão ralado a gosto
Cheiro verde picado
1 clara
Farinha de rosca
Óleo
Modo de Preparo
1.Triture um pouco o arroz no liquidificador, coloque em uma vasilha
2.Acrescente a gema, o queijo ralado e o cheiro verde picado
3.Unte as mãos com óleo e faça as bolinhas
4.Passe as bolinhas na clara depois na farinha de rosca e leve para fritar em óleo quentes.Se quiser pode rechear

Bolo de Chocolate com Calda de Laranja

Rendimento: 20 porções
Calorias: 315

Ingredientes:
Massa
- 3 colheres (sopa) de margarina
- 2 xícaras (chá) de açúcar
- 4 ovos
- 1 pitada de sal
- 6 colheres (sopa) de chocolate em pó
- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 1 xícara (chá) de suco de laranja
- 1 colher (chá) de fermento em pó
- 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio

Recheio
- 1 1/2 xícara (chá) de açúcar
- 1 xícara (chá) de suco de laranja
- 3 colheres (sopa) de manteiga
- 200 g de chocolate meio amargo picado
- 3 ovos batidos
- 1 lata de creme de leite

Modo de preparo:
Massa
Bata em creme a margarina, o açúcar, as gemas e o sal. Acrescente o chocolate, o suco de laranja e a farinha misturada com o bicarbonato e o fermento. Por último, apenas misture as claras em neve. Leve ao forno moderado em uma fôrma untada redonda.

Recheio
Misture o açúcar com o suco de laranja e leve ao fogo até formar uma calda grossa. Retire do fogo e misture o chocolate, a manteiga, os ovos batidos e leve novamente ao fogo por 5 minutos, mexendo bem. Deixe esfriar e misture o creme de leite. Abra o bolo ao meio e coloque metade do recheio. Com a metade que sobrou, faça a cobertura e sirva.

Uma forma interessante de abrir um bolo ao meio é utilizando um pedaço de barbante que dê a volta no bolo e sobre uns 20 cm. 'Abrace' o bolo com o barbante pela lateral, bem na altura do centro. Puxe as pontas como se estivesse amarrando o bolo. O barbante vai começar a penetrar, cortando o bolo em duas metades perfeitas.

Valor nutricional por porção
Carboidratos: 43,04g
Proteínas: 4,49g
Lipídios: 14,25g

Bolo de Pudim




Bolo:
1 colher (sopa) de fermento em pó
3 ovos (gemas e claras separadas)
½ xícara (chá) de chocolate em pó
1½ xícara (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de farinha de trigo
½ xícara (chá) de leite
½ xícara (chá) de manteiga

Calda:
1 xícara (chá) de açúcar

Pudim:
2 xícaras (chá) de leite
4 ovos
1 lata de leite condensado
1 colher (chá) de essência de baunilha

Calda: Com o açúcar em uma panela, leve ao fogo baixo, deixe que derreta aos poucos, quando estiver dourado adicione uma xícara de chá de água fervente e mexa bem com uma colher de pau. Em seguida deixe que ferva até dissolver todos os torrões de açúcar, tire do fogo e espalhe tudo em uma forma redonda com furo central de aproximadamente 22 cm de diâmetro.

Bolo: Pegue as gemas, a manteiga e o açúcar e bata na batedeira até formar um creme esbranquiçado. Depois adicione o chocolate, o leite e a farinha e bata mais uma vez para misturar bem. Após desligar a batedeira, bata as claras em neve (à mão), adicione fermento e coloque tudo na massa. Misture levemente até conseguir uma massa lisa, em seguida despeje na forma com a calda.

Pudim: Pegue o leite condensado, os ovos, a essência de baunilha e o leite. Coloque delicadamente na forma em cima da massa. Em seguida asse em banho-maria, no forno médio, pré-aquecido, por volta de 1 hora e meia. Depois espere esfriar e tire da forma em um prato grande.

Cachorro Quente de Forno


1 pacote de pão de forma
Salsichas aferventadas e cortadas ao meio(o suficiente para os pães)
Maionese,
ketchup,
mostarda e temperos
500 gramas de batatas cozidas e amassadas
1 pacote de batatas palha
1 colher de (sopa) de manteiga
Leite para o purê
2 claras em neve
2 gemas
Abra com o rolo de macarrão todas as fatias de pão de forma. Misture ketchup, maionese e mostarda, tempere a gosto com sal, pimenta, cheiro verde, shoyu. Passe esta mistura em cada fatia. Enrole nela meia salsicha, como rocambole. Arrume-as no refratário. Faça o purê de batatas e acrescente as gemas. Tire do fogo e junte as claras em neve. Coloque sobre o pão. Cubra com batatas palha e leve ao forno por cerca de 20 minutos para gratinar.

Caipirinha


Ingredientes:
1 dose de cachaça
1 limão taiti de casca fina
2 colheres de açúcar
Gelo picado
Preparo:
Corte o limão taiti ao meio,Retire a parte branca do miolo;Corte as duas partes do limão taiti em fatias;Monte o cocktail em copo "old-fashioned, começando pelas fatias de limão taiti.Acrescente o açúcar e amasse com um pilão.Coloque a cachaça, usando um mexedor, envolva o limão taiti com o líquido.Complete com gelo picado, agite e sirva.

Caipiroska



Ingredientes:
50 ml vodka
3 colheres de chá de açúcar mascavo
4 gelo picado
6 fatias de limão

Preparo:
Coloque metade das fatias de limão no copo. Adicione o açúcar mascavo. Misture bem, amassando o limão para extrair o suco.Adicione o gelo picado e complete com a vodka. Mexa bem.Sirva decorada com o restante das fatias de limão

Casquinha de Siri


Ingredientes:
1/2 kg de carne de siri desfiada
4 colheres (sopa) de suco de limão
5 colheres (sopa) de azeite de oliva
3 tomates médios sem pele e sem sementes
1 cebola grande ralada
2 dentes de alho amassados
1 xícara (chá) de coentro picado
1 pimenta-malagueta amassada
2 colheres (sopa) de farinha de rosca
2 colheres (sopa) de queijo parmesão raladosal a gosto
Preparo:
Lave a carne de siri sobre uma peneira. Regue-a com o suco de limão, temperado com o sal e deixe tomar gosto. Enquanto isso, em um recipiente próprio para microondas, coloque 3 colheres (sopa) de azeite, os tomates, a cebola, o alho, o coentro e a pimenta-malagueta. Leve ao forno microondas, na potência alta, por 8 minutos. Na metade do tempo, mexa a mistura. Retire. Escorra a carne de siri, junte ao refogado e misture bem. Acerte o sal e volte ao microondas, na potência alta, por mais 8 minutos. Na metade do tempo, retire o refogado e mexa. Retire do microondas, distribua a mistura em 10 conchas de vieira, polvilhe a farinha de rosca misturada com o queijo parmesão e regue com o azeite restante. Disponha as casquinhas na borda do prato giratório do microondas e cozinhe, na potência alta, por mais 5 minutos. Retire e sirva com fatias de limão. Se preferir, decore com coentro ou pimenta

Chandelle




INGREDIENTES CHANDELLE 1 colher de sopa de manteiga sem sal 1 gema 6 colheres de sopa de amido de milho 6 colheres de sopa de chocolate em pó 1 litro de leite 1 lata de leite condensado 1 lata de creme de leite com soro gotas de baunilha
PREPARO CHANDELLE Numa panela coloque a manteiga, a gema, o amido, o chocolate, o leite e o leite condensado. Leve ao fogo até virar mingau, retire deixe esfriar um pouco, acrescente o creme de leite e a baunilha. Dica: para ficar mais fofo bata na batedeira um pouco. Leve a geladeira por duas horas.

Chocolate Caseiro

A receita de hoje é de chocolate caseiro feito em Itabuna no sul da Bahia. A região é uma importante produtora de cacau: a matéria-prima do chocolate.

INGREDIENTES:

A receita de hoje é de chocolate caseiro feito em Itabuna no sul da Bahia. A região é uma importante produtora de cacau: a matéria-prima do chocolate.

Veja o preparo:

Ingredientes:
1 kg de amêndoas de cacau ou 800g de pó de cacau
2 litros de leite
2 kg de açúcar

MODO DE PREPARO:

Torre as amêndoas do cacau em fogo brando até a casca se soltar, as que não se soltarem devem ser retiradas com a mão. Depois, triture as amêndoas no moedor manual. Bata no liquidificador o cacau moído com o leite e açúcar. A mistura pronta segue para o cozimento em fogo baixo e deve ser mexida sem parar.

O chocolate caseiro demora em média uma hora e meia para ficar grosso. Para descobrir o ponto tem um segredo: coloque um pouco de chocolate no fundo da panela de alumínio, quando estiver duro e a faca não conseguir penetrar está na hora de tirar.

Com a mistura pronta é hora de untar a bandeja e despejar o produto. Antes que endureça é preciso uma régua e faca para marcar os tabletes. Em poucos minutos o chocolate endurece e é preciso força e jeito para cortá-lo.

Crepe


Ingredientes
Massa
4 ovos
1 pitada de sal
meia xícara (chá) de açúcar
1 lata de creme
1 xícara (chá) de farinha de trigo
manteiga para fritar
Para flambar
3 colheres (sopa) de conhaque
2 colheres (sopa) de licor de laranja
Recheio
2 colheres (sopa) de manteiga
3 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de licor de laranja ou suco de laranja
raspas da casca de laranja e de 1 limão

Modo de Preparo
Bata no liqüidificador os ovos, o sal, o açúcar, o creme de leite, a farinha de trigo e deixe descansar por cerca de 30 minutos
Enquanto isso, prepare o recheio: Derreta a manteiga e junte o açúcar, mexendo até obter um creme liso
Acrescente o licor ou suco de laranja, as raspas e reserve
Derreta pedacinhos de manteiga em uma frigideira e frite pequenas porções da massa
Deixe-a dourar de ambos os lados
Mantenha as crepes aquecidas dentro de um recipiente refratário
Espalhe um pouco de recheio sobre cada uma e dobre-as em quatro
Ao servir, polvilhe açúcar sobre as crepes
Misture o conhaque ao licor de laranja e aqueça-os em uma concha sobre a chama do fogão
Deixe a bebida acender e despeje imediatamente em chamas sobre as crepes
Dicas
Se desejar, substitua o recheio de laranja por recheio de morango:meio quilo de morango, quatro colheres (sopa) de açúcar e quatro colheres (sopa) de conhaque
Retire os cabinhos dos morangos e lave-os
Amasse-os com um garfo; junte o açúcar e o conhaque, misturando tudo muito bem
Deixe macerar por alguns minutos
Recheie as crepes, dobre em três, polvilhe açúcar e flambe
Se desejar, faça panquecas americanas: Faça camadas de panquecas e recheie
Decore com chantilly e morangos inteiros (sem flambar)
Sirva bem gelada.